terça-feira, 1 de abril de 2014

Katia Maciel é artista, cineasta e poeta, pesquisadora do CNPq e professora da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 1994. Em 2001 realizou o pós-doutorado em artes interativas na Universidade de Walles na Inglaterra.
Escreveu diversos livros ,como Zun (poemas 2012),Redes sensoriais (em  parceria com André Parente, 2003), O pensamento de cinema no Brasil (2000) e A Arte da desaparição: Jean Baudrillard (org 1997), etc.
Realiza filmes, vídeos, instalações e participou de exposições no Brasil,e diversos paises , recebeu, entre outros, os prêmios: Prêmio da Caixa Cultural Brasília (2011), Funarte de Estímulo à Criação Artística em Artes Visuais (2010), Rumos Itaucultural (2009), Sérgio Motta (2005), Petrobrás Mídias digitais (2003), Transmídia Itaúcultural (2002), Artes Visuais Rioarte (2000). Seus trabalhos operam com a repetição nos códigos amorosos e seus clichés e com desnaturezas.
Algumas Trabalhos mais Recentes.
Caixa de Luz 2013 – Objeto, faz parte de uma serie de trabalhos, que envolve fotografia, video, objetos, Vestígios, Cálculo, Teoria, Perspectiva, Vertigem, Abrigo (8 Lambe-lambes narrativa poética do Suspense

À sombra 2011 -Instalação interativa, Constituída por seis projeções de vídeo, divididas em jardim (nas quatro paredes), céu (no teto) e areia (no piso). Todas as imagens são capturadas no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. O visitante, ao sentar-se no banco próximo à projeção da parede do fundo, aciona, por meio de sensores de presença, a imagem de uma sombra. O som é uma edição do ruído de folhas secas.

Referencias:

Nenhum comentário:

Postar um comentário