terça-feira, 1 de abril de 2014


Lia ChaiaA Artista Lia Michalany Chaia é formada em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado –FAAP, trabalha com diferentes suportes, tais como fotografia, vídeo, performance, instalação e intervenção urbana. É uma artista que tentando entender o mundo, materializa suas observações e pensamentos através de diversos meios, com processos artesanais, tecnológicos ou utilizando o seu próprio corpo, sem qualquer crise ou oposição entre essas formas de fazer arte, postura diferente em gerações anteriores, onde o artesanal e a tecnologia se contrapunham. A oposição, ou conflito, só está presente como elemento conceitual nas relações entre a metrópole, a natureza e o homem, sempre enfocados em seus trabalhos. Essa resistência da natureza e do animal é tratada de tal maneira que predomina sobre a diversidade de processos utilizados, que passam despercebidos num primeiro momento.
Realizou diversas exposições individuais, dentre as quais: Anônimo (Galeria Vermelho, São Paulo, 2010), Rodopio (Centro Universitário Mariantonia, São Paulo, 2009), Baralhada (Galeria Vermelho, São Paulo, 2008) e Experiências com o Corpo (Instituto Tomie Othake, São Paulo, 2002); e exposições coletivas, como: Focus Brasil (Galeria Moro, Santiago, Chile, 2010), Parangolé: Fragmentos desde los noventa, España, Portugal y Brasil (Museo Patio Herreriano, Valladolid, Espanha, 2008) e Currents: Art & Music (Beijing, China, 2009).Em 2003, foi premiada com o “Artist In Residence Programme- Cité des Arts”, de Paris, França ( bolsa da FAAP), e em 2005, ganha a “Bolsa Iberê Camargo” que junto com a “Sala de Arte Pública Siqueiros” lhe permite passar 3 meses como residente na Cidade do México.Participou do Programa Rumos Artes Visuais do Instituto Itaú Cultural, edição 2005/2006, da 10° Bienal de Istambul e Futuro do Presente no Itaú Cultural em 2007.
Alguns trabalhos da Artista
CONTRAPASSO2013 - Contrapassofoi o titulo escolhido por Lia Chaia para 3 obras recentes , que estão na galeria Ecarta (Porto Alegre).As definições da palavra "passo em direção contraria a outro" e "meio passo dado com o pé, para recuperar a cadencia da mancha" referem-see a movimento e ritmo, tambem - inversão e contrariedade.
CONTRATEMPO 2013 - Os contratempos são os resultados da uma 2ª natureza alcançada pela civilização na contemporaniedade. Nesta exposição do "Contratempo ", a artista esta ás voltas com alguns temas que a perseguem continuamente: a natureza , o corpo, a cultura e civilização urbana.Utilizou recursos como fotografia, no tridimensional, video instalação, desenho e a poetica.

ALEPH

FOLHAGEM / A QUEDA

ESCRITA

Referencias:


4 comentários:

  1. Ela materializa suas observações e pensamentos através de diversos meios, isso é demais.

    Fabiana.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite pessoal!!!
    Adorei o post sobre a Lia Chaia, é uma artista que eu ainda não conhecia, achei fascinante a maneira como ela percebe transmite seus conceitos por meio de diversas mídias como a fotografia, instalações, performance, entre outros. MUITO BACANA, PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  3. Achei legal os diversos meios que ela utiliza para confeccionar suas obras. Verenice Teixeira

    ResponderExcluir