sexta-feira, 4 de abril de 2014

Paulo Bruscky

Paulo Bruscky nasceu em 1949, em Recife, onde reside e produz. Pioneiro na utilização de mídias contemporâneas, como a arte postal, audioarte, videoarte e xerografia no Brasil, Paulo Bruscky é um dos maiores artistas conceituais na arte brasileira. Participou das 16ª, 20ª, 26ª (sala especial) e 29ª edições da Bienal de São Paulo, 10ª Bienal de Havana (sala especial), 7ª Bienal do Mercosul (sala especial), entre outras bienais, e da Trienal Poli/Gráfica de San Juan em Porto Rico. Sua obra figura nas coleções do Centre Pompidou (França), Tate Modern (Inglaterra), Museum of Modern Art – MoMA (Estados Unidos), MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo e MAC USP – Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, Museu d’Art Contemporani de Barcelona (Espanha), Museu de Arte Moderna de Amsterdã (Holanda), entre outros. Ao longo de sua carreira, foi contemplado com diversos prêmios. Em 2009, foi anistiado e recebeu o título de Cavaleiro da Ordem do Mérito Cultural, maior honraria do governo brasileiro, e, em 2011, foi homenageado com o prêmio hors concours de arte e tecnologia do Instituto Sergio Motta.

Iniciando sua trajetória na década de 1960, Bruscky vai manter contato próximo e corresponder-se com o grupo Fluxus e Gutai, dos quais possui o maior acervo da América Latina. Desde suas primeiras incursões artísticas, afirma-se como artista conceitual e, durante os anos 1970, carregará sua obra com intenso conteúdo político como forma de protesto ao sistema ditatorial brasileiro. Homenageia também, em seus trabalhos, artistas como John Cage e Duchamp, e, em performance de 1978, pergunta aos seus espectadores “O que é arte, para que serve?”, e reforça esse tipo de questionamento em outros trabalhos como Confirmado: é arte ou É a arte reversível?
Paulo Bruscky foi responsável por renovar a cena artística nacional dos anos 1970 e por inserir na arte brasileira outros tipos de mídias como xerox, fax, carimbo, artdoor, entre outras. O artista desenvolve, através do uso de palavras e intertextualidade, um trabalho carregado de significado. Através da arte correio ele pôde burlar a censura durante os anos 1970 dentro do Movimento Internacional de Arte Correio. As questões de original e cópia, muito presentes na arte contemporânea, também se tornam visíveis em trabalhos como Arte com firma reconhecida. Nos anos 1970, Bruscky também faz experimentações relacionadas ao corpo e novas tecnologias, inclusive da área médica, como o conjunto de obras Meu cérebro desenha assimSentimentos: Um poema feito com o coraçãoAutum Radium Retratum, entre outros. Seu pioneirismo também está inserido na fotolinguagem dos anos 1970, através de séries como Alto retratoDados biográficosO eu comigo, AlimentAção e MinoPaulo.


Mala concreta da série Malas - Paulo Bruscky
2007/2009
Fotografia e mala de concreto (gelo baiano) dimensões variáveis.




GALERIAS REPRESENTANTES
Amparo 60, Recife
Amparo 60, Recife


Exposições Individuais
2008
Paulo Bruscky, Galeria Cilindro, Campina Grande, Brasil

2007
 
Ars Brevis, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo MAC/USP, São Paulo, Brasil
De Homens, Máquinas e Sonhos, Galeria de arte Amparo 60, Recife, Brasil

2006
Caution, Work in Progress 1980, Galeria Pierre Verger, Salvador, Brasil

2005
Paulo Bruscky: Poemas visuais, Galeria Sechiisland´s Micro Gallery, Rio Claro, Brasil
Projetos e Propostas, Galeria Iberê Camargo do Centro Cultural Usina do Gasômetro, Porto Alegre, Brasil

2003
A Mostra Grátis: especial Paulo Bruscky, Espaço Cultural Sérgio Porto, Rio de Janeiro, Brasil

2002
Agora Agora/Agora Rio de Janeiro, Agência Agora, Rio de Janeiro, RJ
Ima/gens, Galeria Vicente do Rego Monteiro, Recife, Brasil

2001
Entre a Arte e o Sonho, Observatório Cultural Malakoff, Recife, Brasil


Principais Exposições Coletivas
2008
Panorama dos Panoramas, MAM/SP, São Paulo, Brasil
Arco, Instituto Feira de Madri, Madri, Espanha

2007
Futuro do Presente, Itaú Cultural, São Paulo, Brasil
Anos 70 - Arte como Questão, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, Brasil
Tecnopoéticas, Espaço Cultural Marcantonio Vilaça, Brasília, Brasil
Jardim do Poder, Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB/DF, Brasília, Brasil

2006
Sinais na Pista, Museu Imperial, Petrópolis, Brasil
Arte e Neurociência, Centro de Convenções de Pernambuco, Recife, Brasil

2005
O Corpo na Arte Contemporânea Brasileira, Itaú Cultural, São Paulo, Brasil

2004
Emoção Art.ficial 2.0: divergências tecnológicas, Itaú Cultural, São Paulo, Brasil
26ª Bienal Internacional de São Paulo, Fundação Bienal, São Paulo, Brasil
Coleção Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, Mamam, Recife, Brasil

2003
Arte e Sociedade: uma relação polêmica, Itaú Cultural, São Paulo, Brasil
A Subversão dos Meios, Itaú Cultural, São Paulo, Brasil
Ver de Novo/Ver o Novo, Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães - Mamam, Recife, Brasil
Imagética, Casa Romário Martins, Curitiba, Brasil

2002
27º Panorama de Arte Atual Brasileira, MAM/RJ, Rio de Janeiro, Brasil J
Brazilian Visual Poetry, Mexic Arte Museum, Austin, EUA
27º Panorama de Arte Atual Brasileira, MAM/BA, Salvador, Brasil
Caminhos do Contemporâneo, Paço Imperial, Rio de Janeiro, Brasil

2001
27º Panorama de Arte Atual Brasileira, MAM/SP, São Paulo, Brasil
Prêmio Sergio Motta, São Paulo, Brasil
2001 Mistura + Confronto, Estação Elétrica do Freixo, Porto, Portugal
(quase) Efêmera Arte, Itaú Cultural, Campinas, Brasil

2000
Arte Conceitual e Conceitualismos: anos 70 no acervo do MAC/USP, Galeria de Arte do SESI, São Paulo, Brasil
Situações: arte brasileira anos 70, Fundação Casa França-Brasil, Rio de Janeiro, Brasil
Libr Art - Mail Art Show - 13e Salon International dArt Contemporain, Libramont, Wallonie, Belgica
Exposição Internacional de Poesia Visual - Centro de Arte Moderna, Quilmes, Argentina

1999
Second Wrap - A Mail Art Project for Christo; Tauberturm In Diessen on Ammersee, Germany

1998
A Point of View - Visual Poetry: The 90s, The Kalinigrad State Centre for Contemporary Art, Russia
La arte de los libros de artista, Instituto de Artes Gráficas de Oaxaca, México

1997
3 Salon Internal Du Collage a Paris, Artcolle, Paris, França

1996
II Bienal de Arte y Comunicación a Distancia - Casa Del Arte El viejo módulo - Santa Cruz", Pedregal, Panamá
One-Man Exhibition "Rubber Stamp", Stamp Art Gallery, San Francisco, EUA
Homage to Ray Johnson, Mail Art Show, Warhol Family Museum of Modern Art, Medzilborce, Eslováquia

1995
PISA 95, Palazzo Gambacorti, Pisa, Itália
Visual Art Poetry 1985-1995, Balaton Museum, Budapeste, Hungria

1994
Bienal Brasil Século XX, Fundação Bienal, São Paulo, Brasil
Via Fax, Museu do Telephone, Rio de Janeiro, Brasil
Fax Heart, Fax Art Show, Xerox parc, Palo Alto, CA, EUA
Flux, fax and fun, Henice, Noruega

1993
Montage 93 International Festival of the Image - Mercer Gallery, Monroe Community College, Rochester, NY, EUA

1992
Juan Gris. Una Mirada Tecnológica, Fundación de Arte y Tecnologia de Madrid, Madri, Espanha

1991
Projeto: 100 anos de Paulista, Casa das Rosas, São Paulo, Brasil

1989
20ª Bienal Internacional de São Paulo, Fundação Bienal, São Paulo, Brasil

1988
1ª Mostra Internacional de Poesia Visual de São Paulo, CCSP, São Paulo, Brasil

1987
Palavra Imágica, MAC/USP, São Paulo, Brasil

1986
7th International Impact Art Festival, no Kyoto City Museum, Kyoto, Japão

1985
Tendências do Livro de Artista no Brasil, Centro Cultural São Paulo - CCSP, São Paulo, Brasil
Arte Novos Meios/Multimeios: Brasil 70/80, MAB/Faap, São Paulo, Brasil
8º Salão Nacional de Artes Plásticas, MAM/RJ, Rio de Janeiro, RJ
Tendências do Livro de Artista no Brasil, na galeria de arte da Universidade Federal Fluminense - UFF, Niterói, Brasil

1984
Arte Xerox Brasil, Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo, Brasil
15º Panorama de Arte Atual Brasileira, Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM/SP, São Paulo, Brasil
Intervenções no Espaço Urbano, Galeria Sérgio Milliet da Funarte, Rio de Janeiro, Brasil

1983
Xerografia: amostragem brasileira, Galeria Campus da USP, Ribeirão Preto, Brasil
36º Salão de Artes Plásticas de Pernambuco, Museu do Estado de Pernambuco, Recife, Brasil

1981
16ª Bienal Internacional de São Paulo, Fundação Bienal, São Paulo, Brasil

1980
Xeroxarte, Museu do Estado de Pernambuco - MEPE, Recife, Brasil

1977
Poéticas Visuais, MAC/USP, São Paulo, Brasil

1976
Aquisições e Doações Recentes, MAC/USP, São Paulo, Brasil
1º Arte Agora, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM/RJ, Rio de Janeiro, Brasil

1973
22º Salão Nacional de Arte Moderna, Rio de Janeiro, Brasil
30º Salão Paranaense, Teatro Guaíra, Curitiba, Brasil

1969
28º Salão Anual de Pintura, Museu do Estado de Pernambuco, Recife, Brasil
2º Jovem Arte Contemporânea, Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli - Margs, Porto Alegre, Brasil


Coleções Públicas

Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães - MAMAM, Recife, Brasil
MAM - Museu de Arte Moderna de São Paulo, São Paulo, Brasil
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil



TEXTOS CRÍTICOS

OIeSIS BRuSCKy
Adolfo Montejo Navas – 2009



"A arte tem deixado de ser uma conclusão; ao contrário, é um pressuposto".
 


"Eu comigo"











Bibliografia:

https://www.carbonogaleria.com.br/obra/multiduplo-14#biografia
https://www.facebook.com/paulobruscky
http://www.mamam.art.br/mam_acervo/pbruscky.htm
http://www.cibercultura.org.br/tikiwiki/tiki-index.php?page=Paulo+Brusky
http://www.fundacaobienal.art.br/7bienalmercosul/en/paulo-bruscky
http://www.suplementopernambuco.com.br/index.php/edicoes-anteriores/610-o-lugar-incerto-que-paulo-bruscky-habita.html
http://www.catalogodasartes.com.br/Detalhar_Biografia_Artista.asp?idArtistaBiografia=1720


Publicado por :Luis Carlos Bazaglia em 04.04.2014

7 comentários:

  1. Olha só como é incrível a mente do artista,criando e inovando!

    ResponderExcluir
  2. Gostei desse artista, muita criatividade.

    Fabiana.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito bom,bem bolado e criativo parabéns

    ResponderExcluir
  4. Artista inovador, criativo

    Janaina Silva

    ResponderExcluir
  5. Se eu fosse dar um pseudônimo para este artista seria: Senhor Criatividade!

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito desse artista por ser muito criativo, principalmente pela foto que vcs colocaram.

    ResponderExcluir