quinta-feira, 27 de março de 2014

Eder Santos

Eder Santos



Mineiro, nascido em Belo Horizonte, graduado em belas-artes e comunicação visual pela UFMG, possui obras que integram os acervos permanentes do MoMA, em Nova York, e do Centre Georges Pompidou, em Paris, dois dos maiores museus de arte contemporânea no mundo. 
Criou em Belo Horizonte a produtora Em vídeo, onde produziu a maior parte de sua obra. Além de se dedicar à criação de exposições, vídeo instalações e vídeo performances, Eder Santos tem uma carreira premiada como diretor de cinema, tendo realizado quinze curtas metragens, a série de TV Contos da Meia-Noite (2004), com 90 episódios, e o longa metragem Enredando as Pessoas (1995), premiado como Melhor Montagem no 17 Festival del Nuevo Cine Latino-americano em Havana, Cuba, e Menção Especial no 17 Festival et Forum International des Nouvelles Images, em Locarno, Suiça.Eder Santos talvez seja o mais conhecido e difundido dos atuais realizadores brasileiros de vídeo. Esse fato chega a ser surpreendente, porque talvez não exista atualmente no Brasil uma obra audiovisual mais difícil e desafiadora do que a dele. Entre as razões principais da dificuldade, podemos citar o fato de tais obras serem constituídas predominantemente de ruídos, interferências, “defeitos”, distúrbios do aparato técnico e, às vezes, roçam mesmo os limites da visualização. Em Enredando as Pessoas (1995), por exemplo, há uma referência metafórica a “civilizações controladas pelas imagens”, que se deixam invadir por elas, contaminar-se por elas, mobilizar-se por elas, como as religiões lograram concretizar até algum tempo atrás. Na direção contrária, uma obra como Janaúba (1993) mostra o ideal que Eder Santos busca incansavelmente: recuperar a energia primordial das artes visuais, restabelecer o sentido e a força das imagens, que se teriam perdido no atual oceano de imagens industriais.
Na video instalação The Desert in My Mind (1992), outro exemplo instigante, os espectadores caminham sobre as imagens, com toda a carga semântica desmistificadora que pode existir no ato de pisar nas imagens. Não satisfeito com isso, Eder Santos introduz ainda manchas de luz pulsantes sobre a superfície da tela, ruídos visuais simulando os arranhões característicos dos velhos filmes cinematográficos, compromete a estabilidade da imagem por meio de interferências sobre o sinal de controle vertical ou de uma câmera “tremida”, que lembra os exercícios ingênuos dos amadores. Embora tudo isso seja, na verdade, resultado de processamento da imagem em sofisticadas máquinas de efeitos digitais, o que se vê na tela não lembra nem de longe os produtos assépticos que normalmente se obtêm com tais recursos. Em alguns casos, Eder Santos reprocessa inúmeras vezes uma mesma imagem para que, ao longo das sucessivas gerações de cópias, o sinal figurativo original obtido pela câmera entre em processo de degeneração.
Nas três obras em que essa postura existencial está mais bem colocada – Não Vou à África Porque Tenho Plantão (1990), Essa Coisa Nervosa (1991) e Enredando as Pessoas (1995) -, uma interferência deliberada sobre o dispositivo técnico (wipes sucessivas e muito rápidas, simulando perda constante do sincronismo vertical dos frames) faz com que as imagens oscilem o tempo todo diante do olhar do espectador, tornando difícil – às vezes impossível – a visualização. Já em Poscatidevenum (1993), espetáculo multimídia concebido em conjunto com o músico Paulo Santos (do grupo Uakti) e para o qual Eder Santos criou as imagens projetadas e um vídeo de documentação, a imagem se reduz a puros grafismos nervosos, riscos e manchas destituídos de qualquer homologia com formas conhecidas do mundo visível. O resultado disso tudo é o envolvimento do espectador numa situação de desconforto visual que será fundamental para o seu enfrentamento da temática proposta.

















Call Waiting, videoinstalação, IX Bienal de Havana, Cuba, 2006





Cronologia

· 1989 - Rio de Janeiro RJ - Tucano Artes Festival

· 1990 - São Paulo SP - 8º Vídeo Festival Internacional Fotoptica - Videobrasil, no MIS

· 1990 - Berlim (Alemanha) - Festival de Cinema e Vídeo de Berlim

· 1990 - Montbéliard (França) - Seme - Manifestation Internationale de Vidéo et Télévision de Montbéliard

· 1990 - Tuscon (Estados Unidos) - Uakti e Rito & Expressão, no Arizona Center for Media Arts

· 1990 - Haia (Holanda) - World Wide Video Festival

· 1991 - Berkeley (Estados Unidos) - Brazilian Videos, Pacific Film Archive, no University Art Museum/University of California

· 1991 - Belo Horizonte MG – Fórum BHZ Vídeo, no Centro Cultural da UFMG

· 1991 - Nova York (Estados Unidos) - Não Vou à África Porque Tenho Plantão, New Artists from EAI, Anthology Films Archive


· 1991 - São Paulo SP - Radical - vídeos - mostra 1, no MIS

· 1991 - Buenos Aires (Argentina) - Trabajos de Eder Santos, no Instituto de Coperación Ibero Americana

· 1992 - Nova York (Estados Unidos) - 30th New York Film Festival - Videorama

· 1992 - Montbéliard (França) - 6ª Manifestation Internationale de Video et Télévision - retrospectiva Eder Santos

· 1992 - São Paulo SP - 9º Festival Internacional Videobrasil, no Sesc Pompéia

· 1992 - Nova York (Estados Unidos) - Essa Coisa Nervosa, Commited Visions, no MoMA

· 1992 - Cádiz (Espanha) - Festival de Vídeo de Cádiz

· 1992 - Bremen (Alemanha) - IXTLY South American Video - retrospectiva Eder Santos

· 1992 - Haia (Holanda) - World Wide Video Festival

· 1993 - Montreal (Canadá) - 1ª Manifestation Internationale Vidéo et Art Électronique

· 1993 - Locarno (Suíça) - 14º Video Art Festival Locarno

· 1993 - Oberhausen (Alemanha) - 39ª Internationale Kurzfilmtage Oberhausen

· 1993 - Nova York (Estados Unidos) - Essa Coisa Nervosa, Between Words and Images, no MoMA

· 1993 - Nova York (Estados Unidos) - Janaúba, Latin American Videos, no MoMA

· 1993 - Belo Horizonte MG - Poscatidevenum, na Fundação Clóvis Salgado - Palácio das Artes

· 1993 - Tóquio (Japão) - Uakti, Rito & Expressão, In(dig)nação e Janaúba (vídeos), Mostra Verde Amarelo - Retrospectiva de Arte Brasileira, no Vente Museum

· 1993 - Lucena (Suíça) - Viper Film and Video Festival

· 1994 - São Paulo SP - 10º Videobrasil: festival internacional de arte eletrônica, no Sesc Pompéia

· 1994 - Caracas (Venezuela) - 2º Festival de Cortometrajes Latinoamericanos en Cine y Video - exibição em quatro festivais: mostra competitiva/competitive exhibition

· 1994 - Viena (Áustria) - Ars Eletronica Festival/Intelligent Ambience

· 1994 - São Paulo SP - Arte Cidade: a cidade e seus fluxos

· 1994 - Copenhague (Dinamarca) - Danish Film Institute Workshop Festival

· 1994 - Rennes (França) - Janaúba, na Université de Rennes

· 1994 - Cádiz (Espanha) - Mostra Internacional de Video de Cádiz

· 1994 - Glasglow (Escócia) - New Visions International Film and Video Festival

· 1995 - Genebra (Suíça) - 6e Semaine Internationale de Vidéo Saint-Gervais

· 1995 - Montreal (Canadá) - Cinema, Noveau Festival International Cinéma Vidéo Nouvelles-Technologies Montréal, no Le Festival du 2e Siècle

· 1995 - Nova York (Estados Unidos) - Enredando as Pessoas - Video Viewpoints, no MoMA

· 1995 - Long Beach (Estados Unidos) - Enredando as Pessoas, Inside Brazil, Exhibition of Brazilian Video Art, no Long Beach Museum of Art

· 1996 - Haia (Holanda) - 14ª World Wide Video Festival, no Museu Municipal

· 1996 - São Paulo SP - 23° Bienal Internacional de São Paulo, na Fundação Bienal

· 1996 - Londres (Inglaterra) - Enredando as Pessoas, no National Film Theater

· 1996 - Berkeley (Estados Unidos) - Enredando as Pessoas, no Pacific Film Archive, na University of California





TV

· 1988 - Toronto (Canadá) - Uakti - Much Music Television

· 1990 - Inglaterra e França - Uakti - BBC - White Noise - Illuminations Group e no Canal Plus

· 1990/1991 - Nova York, Boston e Los Angeles (Estados Unidos) - Mentiras & Humilhações - PBS Stations - New Television

· 1991 - Estados Unidos, São Paulo SP e Rio de Janeiro RJ - Mentiras & Humilhações - PBS - New Television - veiculação em rede nacional no Estados Unidos; Netos do Amaral, na MTV

· 1993 - Madri (Espanha) - Uakti - Mentiras & Humilhações - Rito & Expressão - Immagina - EVTV

· 1995 - Alemanha - Janaúba - Internationaler Videokunstpreis 1995 - ZKM - Zentrum Für Kunst Und Medientechnologie - Südwest 3 - ORF 2 - Karlsruhe





PRÊMIOS

· 1985 - São Paulo SP - Interferência - melhor vídeo VHS experimental - 3º Festival Videobrasil

· 1987 - Rio de Janeiro RJ - Uakti - dois prêmios: prêmio Sol de Ouro - 3º Rio Cine Festival

· 1987 - Rio de Janeiro RJ - prêmio Tucano de Prata - melhor vídeo musical internacional - FestRio

· 1988 - Havana (Cuba) - Uakti - três prêmios: prêmio Casa de Las Américas - Festival del Cine de Cuba

· 1988 - São Paulo SP - Mentiras & Humilhações - melhor direção e melhor fotografia 3/4" - 6º Festival Videobrasil

· 1989 - Rio de Janeiro RJ - Rito & Expressão - prêmio Tucano de Prata - melhor vídeo experimental internacional - FestRio

· 1991 - São Paulo SP - Não Vou à África Porque Tenho Plantão - prêmio especial CICV - Fotoptica Internacional Videobrasil

· 1992 - Montreal (Canadá) - Essa Coisa Nervosa - menção especial - Montreal International Festival of New Cinema and Video

· 1992 - São Paulo SP - The Desert in My Mind - prêmio especial do júri - 9º Festival Internacional Videobrasil

· 1993 - São Paulo SP - The Desert in My Mind - melhor vídeo - instalação de 1992 - APCA

· 1994 - São Paulo SP - Janaúba - prêmio em dois festivais: melhor vídeo - 10º Festival Internacional Videobrasil

· 1994 - Vigo (Espanha) - Menção Especial no 5º Festival Internacional de Vídeo - Cidade de Vigo

· 1995 - Havana (Cuba) - Enredando as Pessoas - melhor montagem longa-metragem 35 mm - 17º Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano

· 1995 - Bogotá (Colômbia) - Janaúba - melhor vídeo - Festival de Video Franco-Latino-Americano

· 1996 - Locarno (Suíça) - 17º Festival et Forum International des Nouvelles Images - Menção Especial: Prêmio D'Ars

· 1999 - Locarno (Suíça) - 20º VideoArt Festival - Menção especial do júri

· 2000 - Prêmio Sergio Motta (vídeo)









Bibliografia:






Sites pesquisados em 20.03.2014

· http://www.tinet.ch/videoart/va17/eders.html

· http://vax.wcsu.edu/~mccarney/fva/ESantos_work.html

· http://www.uol.com.br/edersantos/

· http://www.mre.gov.br/cdbrasil/itamaraty/web/port/comunica/video/gnovis/eders/apresent.htm.

· http://www2.uol.com.br/edersantos/apresentacao.htm

· www.comarte.com

· http://www.estadao.com.br/arquivo/arteelazer/2002/not20021108p7024.htm

· www.cibercultura.org.br/tikiwiki/tiki-index.php?page=Eder+Santos

· www.tremchic.com

· www.facebook.com/tremchic


Postado por Poliana Gomes Lerner

3 comentários:

  1. Eu acho o resultado maior de suas obras é o desconforto do espectador....

    Fabiana.

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. Não é fácil como expectadores, interpretarmos as obras desse artista, ainda carregamos a herança do belo, do perfeito, do claro. Verenice Teixeira

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